Home»Destaque na Home»Comando da GCM participa de seminário em Brasília

Comando da GCM participa de seminário em Brasília

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Na última semana, o comandante da Guarda Civil Municipal de Mogi Guaçu Claudemir Adorno da Costa esteve em Brasília a convite da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Nos dias 11, 12 e 13, o comandante participou do Primeiro Seminário de Guarda Municipal realizado no Ministério da Justiça.

Um dos objetivos da SENASP foi ouvir opiniões que os comandos têm a cerca de leis que dizem respeito às Guardas Civis Municipais. Segundo Adorno da Costa, 120 comandantes das cinco regiões do Brasil marcaram presença no seminário. Outro objetivo da secretaria é conseguir cadastrar todos os municípios que tem GCM.

Atualmente, são 1.200 guardas, sendo que apenas 300 delas são cadastradas, entre elas a de Mogi Guaçu, detalhe importante que proporcionou o convite a base da cidade. De acordo com Adorno, o seminário foi bastante proveitoso. “Foi um momento de eles conhecerem a verdadeira realidade das guardas civis do país e nós ainda definimos juntos algumas mudanças na legislação como, por exemplo, o novo decreto do Presidente que equipara o armamento da GCM com o da Polícia Militar e de outras forças”.

Seminário GCM 1

No seminário, também foram solicitadas mudanças no Código Nacional de Trânsito para que as guardas façam todas as infrações. “Porque hoje é dividido, tem algumas autuações que é da PM e outras da GCM, então pedimos para que tanto a PM quanto a guarda faça as autuações”.

Para finalizar, o comandante disse que no final de tudo ficou responsável em conversar com comandos das cidades vizinhas para que eles entrem no site da SENASP e façam seus cadastros. “Geralmente você liga e não cai na cidade que você está. Então eles vão interceder junto a Anatel para conseguir resolver essa questão”.

 

Previous post

Adolescentes são abordados por aliciador na rua

Next post

Rocam da PM detém homem na Vila Paraíso após denúncia