Home»Em Destaque»Clafoutis

Clafoutis

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Por: Camila Maria

Clafoutis é uma espécie de torta/flan típica de Lyon, região central da França, feita originalmente com cerejas negras cozidas no forno num creme de farinha, açúcar, ovos e leite. Normalmente usa-se kirsh no preparo, que é uma aguardente alemã preparada com cerejas negras, diferente do licor, que é adocicado. Existem inúmeras variações usando outras frutas, como cerejas vermelhas, morangos, ameixas, maçãs, pêras, cranberries ou amoras. Quando outros tipos de frutas são usadas no lugar das cerejas, o doce é então chamado de Flaugnarde. O nome clafoutis deriva de l’occitan ­- clafotís, do verbo clafir, que ­significa “encher” (a massa com cerejas). Aparen­temente a receita surgiu e se espalhou por toda a França durante o século IX. Nessa receita estou mantendo as cerejas, porém você pode substituir por qualquer fruta de sua preferência, como alguma fruta da época, o que barateia o custo da receita. Sugiro usar ameixa fresca, daquela mais escura, pois o sabor fica bem semelhante e é mais fácil encontrá-la por aqui. Usei a nossa boa e velha cachaça neste preparo, já que está mais a mão. O café torrado e moído, coado no leite, dá um toque delicioso à massa, harmonizando os sabores.

INGREDIENTES

350 g de cerejas maduras sem caroços
1 colher (sopa) de Café Extra Forte coado em 40 ml de leite quente (ao invés de água)
50 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
2 ovos
1/2 copo (americano) de cachaça de boa qualidade
1 pitada de sal
Manteiga para untar a forma

MODO DE PREPARO

Coloque as cerejas de molho na cachaça por 24 horas. Após esse tempo, coe e reserve. Em uma vasilha, coloque a farinha, o açúcar e a pitada de sal. Misture bem. Coloque metade do café torrado e moído coado no leite e os ovos. Depois de bem misturado, coloque a outra metade da bebida. Cubra uma forma de torta untada com as cerejas. Coloque a massa por cima e leve ao forno (180ºC) por 45 minutos. Sirva-o morno com açúcar de confeiteiro polvilhado. Fica uma delícia servido com creme ou sorvete de creme.

 

Foto: Divulgação

*Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Previous post

Rosa Chock

Next post

Páscoa 2018: Ovos caseiros reforçam renda familiar