Home»Cidade»Cinco postos de saúde abrem hoje até às 16h30

Cinco postos de saúde abrem hoje até às 16h30

Neste sábado (4), acontece o “Dia D” e a maioria das unidades ficarão abertas até ao meio-dia

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Neste sábado (4) é o “Dia D” da Campanha Nacional contra a Gripe Influenza e cinco unidades de saúde estarão abertas das 8 às 16h30. As demais ficarão abertas até ao meio-dia. É um dia importante para aqueles que integram o público-alvo da campanha porque as unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para esta tarefa.

O público-alvo é composto por gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto), crianças a partir de seis meses e menores de seis anos, idosos (60 anos ou mais), trabalhadores de saúde, pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

A enfermeira da VE (Vigilância Epidemiológica), Rosa Maria Pinto, ressaltou sobre a importância desta data e da facilidade que representa àqueles que integram o público-alvo da campanha. “É um dia em que as pessoas chegam aos postos para vacinar e são atendidas rapidamente porque todos estarão trabalhando apenas para isto. Ao contrário do trabalho na rotina que é preciso aguardar pelo atendimento porque há todas as demais tarefas da unidade de saúde”, detalha.

Rosa
Rosa

Rosa lembra que é importante apresentar a carteirinha de vacinação sendo que, dependendo do movimento de cada unidade de saúde, será possível atualizar as doses. Ou seja, o funcionário verifica se as demais vacinas estão em dia. “É um procedimento que vai depender muito do movimento de cada unidade de saúde”, atenta. A enfermeira enfatiza que está baixa a adesão á campanha e que infelizmente, as ações anteriores do “Dia D” demonstram que as pessoas não vão aos postos de saúde, aos sábados.

Estarão abertas das 8 às 16h30 as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jardim Ypê II, UBS Zona Norte, UBS da Zona Sul, Centro de Saúde e a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Fantinato.

A campanha de vacinação se estende até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% do público-alvo. Neste período, a vacinação acontece em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. No caso dos doentes crônicos, que são portadores de comorbidade (mais de uma doença), é necessária recomendação médica para que recebam a vacina, exceto os que já estão cadastrados.

Previous post

Simulacro de submetralhadora é apreendido por PM

Next post

Ladrões armados roubam loja de celular no Buriti