Home»Cidade»Cinco alunos do Colégio Objetivo são premiados na Tailândia

Cinco alunos do Colégio Objetivo são premiados na Tailândia

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Duas medalhas de prata e três de bronze foram conquistadas por um grupo de cinco alunos do Colégio Objetivo Mogi Guaçu/Mogi Mirim na AIMO (Ásia International Mathematical Olympiad), em Bangcoc, na Tailândia. A competição reuniu 1,5 mil estudantes de 16 países. Os cinco alunos embarcaram dia 1º de agosto e retornaram ao Brasil na última terça-feira (7).

Para ser credenciado a participar da AIMO, a escola passa pelo Matemática Sem Fronteiras, no qual aqueles com maior número de medalhas seguem para a competição internacional. O diretor do Colégio Objetivo Mogi Guaçu/Mogi Mirim, Gilson Rafael Ferreira, explicou que cabe à escola convidar os alunos para participar da AIMO. Assim, os melhores alunos em matemática do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio foram convidados.

Ferreira diz que há 15 anos, quando entrou no Colégio Mogi Guaçu/Mogi Mirim, uma das propostas era de que a escola fosse reconhecida internacionalmente. Portanto, esta conquista aconteceu com a participação na AIMO atrelada a premiação dos alunos que sempre foram incentivados a participar de competições, como a OBA (Olímpiada Brasileira de Astronomia), a Olimpíada do Saber e a Obmep (Olímpiada Brasileira de Matemática).

Mais do que medalhas e certificados, os alunos também trouxeram na bagagem o conhecimento da cultura de um país asiático e o desejo de irem a mais olimpíadas e, desta forma, conhecerem outros país. Ana Beatriz Tuguimoto Garcia, 16, (2º ano do ensino médio) e Laura de Godoi Veiga, 17 (3º ano do ensino médio), conquistaram as medalhas de prata. O bronze ficou com Ana Lívia Silva Rosa, 16, (2º ano do ensino médio), Julia Accioli, 17, (3º ano do ensino médio) e Bruno Nieri Nunes, 13, (8 º ano do ensino fundamental).

Alunos ObjetivoOs alunos viajaram acompanhados da coordenadora Claudia dos Santos Silva, do diretor e da esposa dele, Sueli Nunes Ferreira. Sem esconder a felicidade em participar da AIMO, todos adultos e jovens, destacaram a importância da participação e do quanto os momentos ficarão guardados na memória. E todos foram unânimes em relatar o orgulho de representarem o Colégio Objetivo Mogi Guaçu/Mogi Mirim, assim como ambas as cidades e o Brasil. Por lá, conheceram outros brasileiros e fizeram amizades com pessoas de outros países também. E houve ainda um tempo de passeio, o que compensou 25 horas de viagem. Todo o enunciado da prova estava em inglês, o que exigia ainda o domínio do idioma por parte dos alunos.

Para o grupo, ir à Tailândia por conta da participação em uma Olimpíada de Matemática só demonstra o quanto foi importante terem participado das primeiras Olimpíadas, sem sequer sonharem que o gosto pela disciplina os levaria para tão longe. A matemática marca presença na vida de cada um dos alunos de maneiras diferentes, seja pelo pai que é professor de física, ou porque a disciplina permite exercer a criatividade ou ainda por permitir raciocínio diferente para chegar a um caminho (resultado).

Agora, na volta da Tailândia, o grupo é celebridade na escola, pois os pequenos alunos se espelham na turma para também irem tão longe por conta do conhecimento.

Olimpíadas de Matemática_12

Olimpíadas de Matemática_08

Post anterior

Obras de cobertura do palco dos Ingás avançam

Próximo post

LEC é campeão da 2ª Divisão do amador