Home»Destaque na Home»Cidade tem redução no número de eleitores

Cidade tem redução no número de eleitores

Não há como prever crescimento ou mais redução no número de eleitores, já que alistamento irá até maio de 2018

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Não é definitivo, porém é oficial. Mogi Guaçu está com 110.453 eleitores aptos a votar. 0,79% a menos do que constava do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, em maio do ano passado, quando o número alcançou 111.328 eleitores em Mogi Guaçu. Em 2016, quando ocorreram as eleições municipais, somente puderam votar os eleitores que estavam regulares com a Justiça Eleitoral até o mês de maio, quando terminou o prazo para o alistamento. A redução não tem uma única justificativa. Vários fatores podem contribuir para isso. Entre eles, o cancelamento do título eleitoral ou óbito do eleitor que resulta na inatividade do título e, principalmente, a transferência do título eleitoral, que é quando o eleitor muda de cidade e consequentemente transfere o título para o novo endereço. O índice de 0,79% pode parecer uma redução ínfima de eleitorado, mas para os candidatos essa diferença aparece nitidamente na urna na hora da apuração dos votos.

O alistamento eleitoral prossegue sendo feito até maio do ano que vem, quando novamente o prazo será encerrado pela Justiça Eleitoral. Portanto, o número de eleitores em Mogi Guaçu poderá voltar a subir. Mesmo assim, a redução de 875 eleitores é considerada significativa porque mostra um retrocesso no eleitorado local que dificilmente sairá da provável marca dos 111 mil eleitores. No ano passado, a redução já era percebida. Em dezembro de 2016, o TRE-SP já registrava 111.006 eleitores, uma redução de 0,29%. 

Eleições MunicipaisPor enquanto, o município tem oficialmente 110.453 eleitores. O número consta do site oficial do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Os dados apresentados pelo órgão estadual indicam que o eleitorado feminino continua prevalecendo na cidade. São 56.778 mulheres aptas a votar contra 53.657 homens.

Pelo menos, há 15 anos o número de eleitoras vem sendo superior na estatística do eleitorado guaçuano. Essa evidência fica ainda maior quando se isola a faixa etária entre 45 a 59 anos. Nela aparecem 14.943 mulheres contra 13.636 homens aptos a votar. Uma diferença de pouco mais de 5%.

 

Terceira Idade

Enquanto o número total de eleitores reduziu, a participação dos idosos com idade entre 70 e 79 anos teve ascensão significativa na estatística do eleitorado deste ano. Atualmente, os idosos entre 70 e 79 anos somam 9.451 eleitores aptos a votar, mesmo que sem obrigatoriedade.

No entanto, o Cartório Eleitoral atenta para o fato de que mesmo que o idoso não vote no dia da eleição, sua inscrição eleitoral permanece ativa na Justiça Eleitoral, sendo cancelada apenas após a confirmação de óbito do eleitor.  

Vale lembrar também que todos os números deste ano são relativos à posição do cadastro de eleitores apresentado no último dia do mês de junho, que constam do site www.tre-sp.gov.br.

Post anterior

Requerimentos parados são alvo de críticas

Próximo post

Editorial: Poderes fora de sintonia