Home»Cidade»Cidade tem casos de chikungunya confirmados pelo Adolfo Lutz

Cidade tem casos de chikungunya confirmados pelo Adolfo Lutz

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Da Redação

A VE (Vigilância Epidemiológica) recebeu do Instituto Adolfo Lutz a confirmação de três casos de chikungunya autóctones em Mogi Guaçu. A informação entrou no primeiro relatório da VE de novembro e foi divulgada na tarde de ontem no site oficial da Prefeitura.

Os três casos foram notificados como suspeitos nos dias 2 de abril, 3 de julho e 13 de agosto e aguardavam o resultado dos exames. Os pacientes já foram tratados e retomaram suas atividades.
O de abril é homem, do Jardim Ypê Pinheiro. As outras duas notificações são de uma moradora do Jardim Boa Esperança e uma do Jardim Ypê Pinheiro, atendidas em julho e agosto, respectivamente.

As notificações foram feitas pela UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Eitel Falsetti”, no Jardim Ypê Pinheiro, que atende também o Jardim Boa Esperança e outros bairros de parte da zona Norte.
Casos autóctones significam que os pacientes foram infectados no território do Município. O outro caso positivo é importado, notificado em 15 de fevereiro. A paciente é moradora de Holambra e foi atendida em Mogi Guaçu.

No total, a VE registra 44 notificações este ano, sendo que nove aguardam o laudo do Adolfo Lutz, um foi cancelado e, excluídos os já confirmados, todos os demais tiveram resultado negativo para a doença.

O vírus de chikungunya é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo vetor dos vírus de outras duas arboviroses: dengue e zika. A VE realizou operação de bloqueio nos dois bairros para eliminar criadouros de larvas e a forma alada do mosquito.

ZIKA
Mogi Guaçu continua sem casos positivos de zika. Das 13 notificações desde o início do ano, apenas oito aguardam o resultado dos exames. Quanto à dengue, de 621 notificações, foram confirmados 14 casos, sendo dois de Mogi Mirim, e 23 aguardam laudo. Os demais deram negativo.

Post anterior

Curtas: tráfico de drogas, roubo, apreensão maconha, notas falsas e baleado

Próximo post

Capelinha da antiga cerâmica Martini é furtada