Home»Cidade»Cidade confirma três casos autóctones de sarampo

Cidade confirma três casos autóctones de sarampo

Relatório divulgado pela VE aponta 31 casos suspeitos da doença no período de julho até o último dia 10

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Através da Secretaria Municipal de Comunicação Social, a VE (Vigilância Epidemiológica) confirmou mais três casos de sarampo. Os dados foram atualizados ontem (11) e apontam 31 casos suspeitos da doença de julho até o último dia 10.

Dentre estes suspeitos, foram três casos confirmados, sete apresentaram resultado negativo e 21 casos aguardam resultados dos exames que são realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Uma pessoa contaminada pode transmitir a doença para outras 18.

A faixa etária dos pacientes com a doença é de um jovem de 21 anos; um bebê de nove meses e uma criança de três anos. Um quarto caso é importado de São Paulo, ou seja, a pessoa veio visitar parentes e recebeu atendimento médico aqui. Em nenhum dos casos houve necessidade de internação e a VE adotou todas as medidas necessárias, entre as quais, bloqueio e vacinação dos comunicantes que ainda não haviam sido vacinados.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, surgem as manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.

A notificação de uma pessoa com suspeita de sarampo deve ser urgente, em no máximo 24 horas, para que as medidas de prevenção de novos casos sejam adotadas, pois o sarampo é altamente transmissível.

Vale lembrar que está em andamento a campanha de vacinação seletiva contra o sarampo que tem como público-alvo as crianças entre 6 meses e menores de cinco anos e adultos entre 20 e 29 anos de idade.

 

Dia D

O dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo será realizada no próximo sábado (19). Neste dia, 12 postos de saúde abrirão das 8h00 às 16h30 para a vacinação em crianças entre 6 meses a 5 anos.

Para crianças entre 6 meses e um ano, é necessário apenas uma dose da vacina. Já para as crianças acima de um ano até os cinco anos, são necessárias duas doses. Unidades que estarão abertas neste dia são: UBS Centro De Saúde; UBS Zona Sul; UBS Guaçu Mirim; UBS Centro Oeste; UBS Ypê II; USF Alto Dos Ypês; UBS Zona Norte, UBS Zaniboni I, USF Fantinato; USF Chaparral; USF Chácara Alvorada; USF Martinho Prado. (Com informações da assessoria de imprensa)

Previous post

Mobilidade: R$ 12,4 milhões serão investidos em obras

Next post

Equipe de Mogi Guaçu conquista dois títulos paulistas