Home»Cidade»Chuva eleva vazão e afasta crise hídrica

Chuva eleva vazão e afasta crise hídrica

A expectativa é de que o nível do Mogi Guaçu não baixe tanto como chegou a ser observado este ano

0
Shares
Pinterest WhatsApp

A chuva constante dos últimos dias elevou a vazão do Rio Mogi Guaçu, mas a população ribeirinha pode ficar tranquila porque não há risco de enchente. Isto porque, a vazão tem variado entre 50 e 100 metros³.

Ontem (30), por exemplo, estava em 93,80 metros³. A enchente ocorre quando a vazão ultrapassa 750 metros³, conforme observa o superintendente do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), Elias Fernandes de Carvalho.

A expectativa é de que o nível do Mogi Guaçu não baixe tanto como chegou a ser observado este ano, quando a vazão chegou a 5 metros ³, o que fez com que o Samae instalasse sistema alternativo de captação de água bruta para compensar a redução da vazão do rio. Já quando ocorre o contrário, ou seja, o risco de enchente é remoto.

Início do ano
Início do ano

“A represa controla e solta de acordo com a necessidade”, diz o superintendente referindo-se ao lago da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) que é operada pela AES-Tietê. Elias reforça que está tudo muito tranquilo em relação à vazão e a qualquer possibilidade de problema em relação à enchente. “É ótimo para o abastecimento”, comenta, apesar de atentar que a nova adutora está praticamente pronta.

A nova adutora captará água bruta diretamente da represa da PCH na Cachoeira de Cima para suprir a demanda da ETA, que terá sua capacidade ampliada em 30% para tratar até 3 mil metros³ por hora. Com isto, a captação não fica dependente do nível do rio.

O dispositivo vai conduzir a água desde a represa da PCH até o ponto de captação do Samae na altura do Limoeiro. Todo esse trajeto será feito por gravidade. Do Limoeiro até a ETA, no Jardim Bela Vista, a adução será feita por bombeamento. A obra é orçada em R$ 6 milhões.

Dezembro de 2015
Dezembro de 2015
Previous post

Artigo: Um novo Messias?

Next post

Morre outra vítima de acidente na SP-147