Home»Em Destaque»Cassoulet

Cassoulet

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Com: Camila Maria

 

O Cassoulet é uma especialidade gastronômica francesa da região de Languedoc-Roussillon, em especial das cidades de Carcassonne, Castelnaudary e Toulouse, as quais disputam a origem e o título de melhor variedade do prato desde a sua criação, provavelmente durante a Guerra dos Cem Anos. A intenção era ser um cozido feito com todos os ingredientes disponíveis para dar forças aos soldados. Ideal para o inverno, o cassoulet é uma espécie de feijoada, ou como dizemos na gastronomia, um guisado, que nada mais é que um ensopado com carnes e legumes.
Este prato tem distintas versões, mas é feito basicamente com feijão seco e carne, principalmente o confit d’oie (confit de ganso), confit de canard (confit de pato), salsichas, linguiça, carne de porco, e até carne de perdiz ou cordeiro dependendo da temporada do ano ou da variedade local.
Na minha receita, para facilitar e ficar mais barata, coloquei sobrecoxa de frango. Na França, é muito comum se encontrar cassoulet já preparado em latas, variando preço e ingredientes, que podem ir do apenas feijão, molho de tomate, carne de porco e salsichas até preparações mais caras que usam gordura de ganso e também podem incluir salsichas de Toulouse, carne de ganso, cordeiro ou confit de pato.
Confit, para quem não sabe, é uma técnica de cocção em que você cozinha a carne na sua própria gordura, de forma lenta e em baixa temperatura, o que traz mais maciez, suculência e textura à carne. Vamos voltar ao Cassoulet.
O Cassoulet é considerado entre os dez pratos mais populares da cozinha francesa, e tornou-se uma refeição tradicional sul do país. O nome do cassoulet vem da palavra cassole, referindo-se ao pote de barro tradicional e cônico em que é cozido.

INGREDIENTES:

1 1/4  xícara (chá) de feijão branco
3 1/4 xícara (chá) de caldo de frango
2 colheres (sopa) de azeite
8 sobrecoxas de frango
100g de bacon em tiras
1 cebola em fatias finas
2/3 xícara (chá) de vinho branco
2 dentes de alho em fatias finas
1 1/2 xícara (chá) de tomate picado sem pele e sem sementes
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 cenouras médias em rodelas
200g de chouriço picado
6 colheres (chá) de manteiga
2 colheres (sopa) de salsa (ou salsinha) picada
Sal, pimenta-do-reino e cheiro verde picado à gosto

MODO DE PREPARO:

Deixe o feijão de molho na água fria de véspera. Escorra-o e ponha em uma panela grande com 2 1/2 xícaras (chá) do caldo. Complete com água fria o suficiente para cobrir todo o feijão. Cozinhe em fogo baixo até ficar macio. Se necessário, adicione mais água quente. Reserve.
Frite o frango no azeite até dourar. Reserve. Na mesma frigideira, frite o bacon até dourar e junte a cebola e o alho. Refogue-os e despeje na panela do feijão. Adicione o vinho, o caldo restante, os tomates, a cenoura, o extrato de tomate, o maço de ervas e os temperos. Deixe ferver por 5 minutos e transfira essa mistura para uma caçarola que vá ao forno. Junte o frango e o chouriço, mexa e asse no forno médio (170 °C a 190 °C) preaquecido por 1 hora.
Retire o frango e sirva imediatamente com arroz, pão francês ou com o que preferir.

 

Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Estação Chopp

Próximo post

Adria e Rodrigo