Home»Em Destaque»Casa ou apartamento?

Casa ou apartamento?

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por Michele Frizo – arquiteta
(19) 988179548
michele.frizo@hotmail.com

 

Chegou a hora de investir na sua tão sonhada e desejada casa nova, mas aí surge à dúvida, o que é melhor: casa ou apartamento? Eu acho uma escolha bem pessoal, por isso, vou destacar alguns prós e contras, assim estarei te ajudando a decidir o que é melhor para você e para sua família!

Casa – Uma das principais características de uma residência em casa é o espaço que geralmente é bem maior. Dependendo do terreno é possível fazer múltiplas moradias, fazer alterações na planta do imóvel ou criar uma casa maior.
Há também a vantagem de ter um quintal que é muito útil para diversas coisas como jardins ou festas.
Garagens para diversos veículos (carros, motos, bicicletas…), ao contrário dos apartamentos onde essas vagas são limitadas e fixas.
Outra característica importante é a independência do imóvel. Você pode fazer reformas com mudanças estruturais, pode aumentar a cozinha, fazer mais um quarto, entre outras mudanças. Desde que o terreno e a planta do imóvel permitam e seja regularizado.
Apesar de existir muitas casas em condomínios fechados e que cobram taxas, a maioria ainda é em bairro aberto, e isto é uma vantagem de morar em casa e em bairro aberto: não ter taxas fixas de serviços para pagar.

Apartamento – Um fator favorável é a segurança, especialmente se você tiver uma portaria monitorada e controle de acesso ao prédio. É claro que isso não garante 100% de segurança, mas ajuda.
Morar um local privilegiado as vezes é complicado, isto porque são locais caros e comprar uma casa em regiões centrais das cidades ou em regiões próximas a centros comerciais, por exemplo, pode custar muito dinheiro e as opções são poucas. Geralmente nesses locais os apartamentos são mais comuns o que facilita encontrar esse tipo de imóvel seja para compra ou locação.
Mas tem algo que incomoda bastante: o barulho. É claro que tem edifícios que têm projetos acústicos que minimiza este problema, mas em muitos casos ele ainda é comum.
É claro que existe apartamento de todo tamanho e há casos que eles são enormes, mas em boa parte dos casos eles são bem pequenos. Com esta onda de venda de imóveis, atualmente tenho visto muitos lançamentos com apartamentos muito pequenos. O grande problema aqui nem é sempre os quartos, sala ou até a cozinha, mas a falta de opção externa. Sabe aquele quartinho no fundo da sua casa onde é possível encontrar de tudo? Pois é, nos aptos eles não existem, pelo menos não na maioria dos casos.

Agora é com você. O que você prefere? Se precisar de mais alguma ajuda pode me procurar.

Foto: Divulgação

Post anterior

Anna Lívia

Próximo post

Cleidiane e Lucas