Home»Em Destaque»Cartola

Cartola

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

com Camila Maria*

Alguns dizem que a receita é de Pernambuco, outros da Paraíba. De qualquer forma, a Cartola é uma delícia e, por lá, o pessoal come no café da manhã junto com um cafézinho. Por aqui, mais ao sul desse Brasilzão, muitos restaurantes preparam a Cartola como sobremesa, servindo-a com sorvete de creme.
O prato é simples: banana com queijo, açúcar e canela. Perfeita para quando você precisa improvisar algo rápido, gostoso e, ainda por cima, econômico. A base é a banana, que deve ser madura, mas sem machucados e amassados. Pode-se usar qualquer tipo, mas a banana-da-terra é a melhor opção para fritar. Prefiro utilizar o açúcar mascavo, por não ser refinado e, por isso, ser mais saudável. O queijo manteiga é o grande protagonista dessa receita, dando um toque salgadinho. Também chamado de requeijão do sertão ou requeijão do norte, é fabricado em larga escala no Nordeste e compõe vários pratos locais, tanto doces como salgados. Se não achar por aqui, pode usar o queijo coalho, ficará igualmente gostoso.

INGREDIENTES:
• 2 bananas-da-terra
• ½ colher de manteiga
• 1 fatia grossa de queijo manteiga
• 1/2 dose de conhaque
• 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
• 1 colher (sopa) de canela em pó

MODO DE PREPARO:
Corte as bananas ao meio, de uma ponta à outra. Doure em uma frigideira com a manteiga, flambe com o conhaque. Coloque as bananas em um prato bonito. Reserve. Doure o queijo na mesma frigideira. Coloque-o sobre as bananas e finalize com o açúcar misturado com a canela. Sirva assim mesmo ou com uma bola de sorvete de creme.

*Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é ex-sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Denise e Edmilson

Próximo post

Base: 1ª rodada teve mais de 110 gols marcados