Home»Destaque na Home»Carro estacionado na faixa da esquerda gera reclamações e controversas

Carro estacionado na faixa da esquerda gera reclamações e controversas

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Um carro VW/Gol estacionado no lado esquerdo da Rua Chico de Paula, na altura da Santa Casa, gerou reclamações e questionamentos quanto ao que é ou não proibido na via.

De acordo com a reclamante, que não quis ser identificada, o Gol foi estacionado no local por volta das 14 horas desta quarta-feira (9). “Eu liguei na Guarda Civil Municipal e falei que o veículo estava estacionado de forma irregular e que o trânsito estava sendo atrapalhado por isso, mas a resposta que recebi foi a de que todas as viaturas estavam envolvidas em outra ocorrência”, relatou a mulher.

Ela ainda disse que às 17 horas o carro ainda estava estacionado no mesmo lugar e que um comerciante chegou a afirmar que o automóvel passou a noite toda na rua. “Hoje cedo eu vi ele (carro) do mesmo jeito e liguei de novo na GCM, quando foi umas 8h40 o veiculo saiu, mas não sei dizer se foi multado ou não. O fato é que é proibido estacionar na faixa da esquerda”

Questionada se o local tem placa de Proibido Estacionar, a reclamante disse que não. “Mas eu acredito que todo motorista deve saber que não pode estacionar na faixa da esquerda”, reiterou.

estacionado (1)

Controversa

A Gazeta entrou em contato com o Comandante da Guarda Civil, Claudemir Adorno da Costa para repassar a reclamação feita. O comandante foi categórico ao afirmar que ainda ontem guardas civis que são credenciados como agentes de trânsito foram até o local checar o veículo denunciado. “Ontem nós fomos lá duas vezes e hoje de manhã também. No entanto, não foi possível fazer nada porque o Gol estava estacionado de maneira correta, sem cometer qualquer tipo de infração”.

A reportagem também entrou em contato com o secretário da SOV (Secretaria de Obras e Viação) Salvador Franceli que ao contrário do que disse o comando da GCM afirmou que é proibido sim estacionar no local. “Os veículos não podem estacionar ali, tanto que por perto tem uma placa de Proibido Estacionar e essa placa vale para 40 metros de distância”.

O secretário chegou a mandar os agentes de trânsito ao local para multar o carro, mas quando eles chegaram a Rua Chico de Paula não encontraram mais o veículo.

 

Afinal, o que diz o código de trânsito?

O educador de trânsito Roberto Ferreira Pupo esclareceu que na verdade o condutor do Gol cometeu sim uma infração de trânsito. “Esse trecho da Rua Chico de Paula tem baias de estacionamento que foram implantadas há 20 anos. As baias ou recuos são exatamente para os carros não estacionarem em lugar onde vão diminuir a fluidez da via. Se você tem esse recuo e estaciona fora dele, você enforca o fluxo direto do lado direito”.

Com isso, o motorista que estaciona fora da baia comete infração de trânsito média. De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, impedir a movimentação de outro veículo é uma infração média que resulta em perde de quatro pontos na carteira mais multa de R$130,16. “Muitas pessoas cometem esse erro sem saber, mas devem se atentar as sinalizações da via e isso não significa que tem que ter sinalização em frente ao carro que ela vai parar. No caso das placas de Proibido Estacionar elas valem para 40 metros. O principal é que o motorista deve levar em consideração se ele não vai bloquear ou diminuir o fluxo de onde ele quer parar o veículo”, finalizou o educador.

 

 

 

 

 

 

Post anterior

Relatório aponta que vereadores apresentaram mais de 3 mil indicações ao prefeito

Próximo post

Moacir Guzoni: homem é preso com tijolos de maconha