Home»Em Destaque»Cantuccini

Cantuccini

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Camila Maria*

Cantuccini é um biscoito conhecidos desde o séc. XVIII e tradicional da cidade de Prato – Itália, pois ali foi encontrado o manuscrito com a receita mais antiga, escrita pelo italiano Amadio Baldanzi. Os biscoitos são uma das coisas que mais atraem turistas ao local, ao lado do cinto de São Tomé e antigas obras de arte. “Biscotto” significa assado duas vezes, o que os deixam secos, por isso, eram alimentos que podiam ser armazenados por longos períodos de tempo, muito utilizados antigamente durante viagens e guerras. Dourados por fora, crocantes por dentro e mais tradicionalmente recheados com amêndoas. Sempre servidos após a sobremesa, acompanhados do vinho santo, típico da região da Toscana, que amolece a massa e ainda combina seu sabor doce com um toque mais ácido. Em outras regiões da Europa são servidos acompanhados de café, cappuccinos, lattes ou chás.

INGREDIENTES:
250g de farinha de trigo
200g de açúcar
1 pitada de sal
100g de amêndoas sem pele
2 colheres (café) de fermento em pó
Raspas de casca de laranja
1 colher (café) de baunilha
2 ovos
2 gemas

MODO DE PREPARO:
Misture a farinha, o açúcar, o sal, as amêndoas, o fermento, as raspas de casca de laranja e a baunilha. Adicione os ovos e as gemas e mexa bem. Com as mãos, enrole a massa dando-lhe o formato de cordões com aproximadamente 2 cm de diâmetro. Em uma assadeira untada com manteiga, asse-os em forno preaquecido a 180°C até ficarem dourados. Assim que retirá-los do forno, corte os cordões em pedaços de 2 cm de largura, tomando cuidado para não quebrá-los. Arrume os biscoitos em uma outra assadeira. Leve para assar por mais uns 5 minutos até dourar levemente.

*Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é ex-sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Anna Lívia

Próximo post

Fabiana e Felipe