Home»Em Destaque»Bolo de Doce de Leite e Nozes

Bolo de Doce de Leite e Nozes

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por: Camila Maria*

Para os amantes de doce de leite como eu, este bolo é avassalador! E com nozes, tem como ser mais perfeito?  Ideal como bolo de aniversário ou para aquele dia que você precisa de um doce bem doce.

INGREDIENTE:

Para a massa:
180 g de nozes processadas (dê uma tostada nelas no forno antes de processar)
85 g de açúcar refinado
30 g de farinha de trigo
4 ovos
1 gema
Para o merengue (que faz parte da massa):
3 claras
30 g de açúcar refinado
1 colher (sopa) rasa de essência de baunilha
Pitada de sal
Para rechear e cobrir:
1 kg de doce de leite
2 xícaras (chá) de nozes tostadas e picadas

MODO DE PREPARO:

Pré-aqueça o forno à 200°C. Unte três assadeiras de 23 cm de diâmetro e cubra o fundo delas com um círculo de papel manteiga. Bata os ovos, a gema e o açúcar da primeira parte da massa até ficar uma espuma branca e volumosa. Agregue a farinha e as nozes com movimentos cuidados, de baixo para cima, assim você não tira o ar que foi criado na massa. Vamos para a outra parte da massa: em outra tigela, bata as claras em ponto neve, adicione o açúcar, a pitada de sal e a baunilha e bata mais em velocidade alta por uns 5 minutos para obter um merengue bem brilhante. Cuidadosamente, agregue o merengue à outra massa. O ideal é que seja metade depois mais metade, com movimentos de baixo para cima. Divida nas três assadeiras e asse à 180ºC. Desenforme quando esfriarem. Coloque um pouco de doce de leite no prato onde irá montar o bolo para não deslizar. Recheie e decore com o doce de leite e as nozes. Delicie-se!

*Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Morador do Jacira é esfaqueado por vizinho

Próximo post

Palestra