Home»Política»Biometria atinge 14% do eleitorado guaçuano

Biometria atinge 14% do eleitorado guaçuano

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

O agendamento da biometria é simples e o atendimento no Cartório Eleitoral é rápido. A biometria obrigatória com revisão de eleitorado é um procedimento de coleta de impressões digitais, com fotografia e assinatura digitalizada, e de atualização dos dados cadastrais de cada eleitor. O objetivo do cadastramento biométrico é aumentar a segurança do processo eleitoral ao permitir que o eleitor seja identificado por meio das digitais no momento do voto.

Em Mogi Guaçu, o atendimento é feito pelo Cartório Eleitoral e 14% do eleitorado atendeu ao chamado. Já em Estiva Gerbi o percentual é de 11%. “Ainda é um número pequeno. Pelo número de eleitores poderia ser muito maior. Pedimos para que o eleitor faça seu agendamento para evitar a correria de última hora para ele e para o próprio Cartório Eleitoral”, explicou Ademar de Paiva Menck, técnico do Cartório Eleitoral .

Pensando em evitar filas e correria de última hora, o casal Darlan Antonio Domingues e Valquíria Teixeira Domingues fez o cadastro da biometria na tarde da última quinta-feira (20). “Acompanhando essa política nem dá vontade de atender a esse chamado, mas temos que exercer o direito ao voto. Por isso, nos antecipamos para evitar filas quando o prazo de conclusão se aproximar mais”, comentou o aposentado.

cartorio eleitoral biometriaO Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) começou em março a revisão biométrica em diversos municípios do Estado. Ademar disse que o Cartório Eleitoral ainda não recebeu qualquer comunicado se a cidade usará a biometria nas eleições do ano que vem. Mas lembrou que o eleitor que não se apresentar à Justiça Eleitoral terá o título cancelado.

 

Agendamento

Para fazer o procedimento o eleitor deve agendar atendimento no site do TRE e comparecer ao Cartório Eleitoral. Ele deverá levar documento oficial de identificação com foto, título eleitoral e comprovante de residência com no máximo três meses de emissão.

Além dos 82 municípios em que o cadastramento é obrigatório, os kits biométricos estão disponíveis também em todos os Cartórios do Estado de São Paulo com comparecimento opcional. A coleta de dados biométricos para o biênio 2017-2018 termina em março de 2018.

Segundo os dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Mogi Guaçu tem 111.848 eleitores aptos a votar. O Cartório Eleitoral está localizado à Avenida Jhonn Kennedy, nº 311, Jardim Centenário.

Post anterior

Paulinho Beleza e o trânsito de Mogi Guaçu

Próximo post

Guarda Municipal apreende 1.479 mídias piratas