Home»Em Destaque»Barrinha de cereal caseira

Barrinha de cereal caseira

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Por Camila Maria
Quem vai a consultas regularmente com a (o) nutricionista sabe que a maioria das barrinhas de cereal vendidas por aí é cheia de flocos de arroz, xarope de milho, gordura trans, chocolate ao leite, entre outras coisas nada saudáveis. A receita de hoje é de uma barrinha caseira bem rápida e com alguns ingredientes muito bons. Vou falar um pouco sobre eles. A aveia é um carboidrato complexo, legal para quem quer ganhar massa magra. Ela tem absorção lenta no organismo, o que dá saciedade por mais tempo.
O amendoim, além de ter bastante proteína, é fonte de BCAA, aminoácidos que ajudam na recuperação muscular.
O melado de cana é rico em ferro, quem pratica atividade física precisa bastante de ferro e para absorvê-lo bem, o organismo precisa combiná-lo com a vitamina C. Para isso temos o goji berry, que também é cheio de antioxidantes, assim como o damasco.
A chia ajuda a dar liga na barrinha e suas propriedades são muitas: é antioxidante; diminui o índice glicêmico dos alimentos por possuir muitas fibras, o que também proporciona saciedade por mais tempo; tem gorduras boas; é rica em ômega 3; é ótima fonte de proteínas; é rica em magnésio, zinco, cálcio, ferro, vitamina B3, B1 e B2.
A canela (resumidamente) possui cálcio, manganês e fibras; alivia a dor muscular, por ser anti-inflamatória; ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue; ajuda a prevenir câncer; é boa para o coração; pode retardar o Alzheimer; auxilia no tratamento do Parkinson, entre outros benefícios.
A minha nutricionista é a Patrícia Marcondes. Ela é ótima, consegue segurar minha onda com as gordices (também com as “neuras”) e foi ela quem me deu a dica de preparar minha própria barrinha.
Vamos a receita.

Ingredientes:
• 1 e 1/2 de xícara de aveia
• 1/4 de xícara de coco ralado em flocos grossos
• 1/2 xícara de frutas secas de sua preferência
• 1/2 xícara de melado de cana
• 1/2 xícara de pasta de amendoim
• 1/2 xícara de castanhas de sua preferência
• 1 1/2 colheres de sopa de chia ou linhaça
• Pitadinha de sal e canela

Modo de preparo:
Misture tudo em um recipiente grande até obter uma massinha úmida. Coloque a massa em uma forma e pressione bem para que todos os ingredientes fiquem bem grudados.
Deixe descansar na geladeira por uns 20 minutos para que fique mais fácil de cortar.
Divida em mais ou menos 12 barrinhas e embrulhe em papel alumínio ou em um saquinho bonitos com laço. Acho legal presentear ou vender, porque fica uma delícia além de ser super saudável!

Camila Maria é formada em gastronomia, atua como chefe de cozinha e é sócia-proprietária da Estação Chopp, em Mogi Guaçu.

Post anterior

Évelin

Próximo post

Casamento duplo