Home»Em Destaque»Atuação da Polícia Militar

Atuação da Polícia Militar

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Por Tenente Cel. PM Denilson Natal Colombo

Entrementes gostaria de comentar que o policiamento ostensivo e preventivo é executado 24 horas por dia em todos os municípios do Estado de São Paulo pela Polícia Militar, consoante previsto na Constituição Federal, e é realizado por meio dos programas de policiamento.
São subdivisões direcionadas para determinadas necessidades da comunidade, ajustáveis ao longo do tempo, que trazem a lume a sistemática do policiamento e são desenvolvidas para atendimento das principais demandas por segurança pública.
Cada programa, em face das suas peculiaridades, tem sua operacionalização disciplinada por meio de normas internas, sob a égide do Comandante Geral da Polícia Militar. Sob esta espeque, a divisão do policiamento em programas facilita a gestão da sistemática operacional (a nível instituição e não regional), permitindo um planejamento mais preciso, tanto do recursos humanos, como dos materiais necessários.
Possibilita com isso vantagens quanto à padronização, gerenciamento e gestão, que neste caso, é imperioso destacar uma maior agilidade e dinâmica na adaptação do programa à realidade do local.
A Polícia Militar do Estado de São Paulo desenvolve os seguintes Programas de Policiamento: Programa de Policiamento de Radiopatrulha – Atendimento “190”, que opera ininterruptamente 24 horas por dia, sendo desenvolvido em todas as cidades do Estado de São Paulo; Programa de Policiamento de Força Tática: ação repressiva imediata quer em situações mais graves quer em locais de maior incidência criminal; Programa de Policiamento Integrado: destina-se a realização de estacionamentos em setores de maneira a permitir que o policial militar seja visto e mais facilmente encontrado pela comunidade; Programa de Policiamento com Motos (ROCAM): destinado a evitar a prática delituosa nos grandes corredores de trânsito e nas vias de tráfego intenso (cidades maiores) e em vias de difícil acesso; Programa de Policiamento Escolar: policiamento no perímetro escolar de segurança dos estabelecimentos de ensino.
Pra finalizar este primeiro assunto, cito também as Bases Comunitárias de Segurança, Bases Comunitárias de Segurança Distrital, Postos Policial-Militares e Bases Comunitárias Móveis.
Nessa baila, após uma lacônica explicação da sistemática da distribuição do policiamento em programas, destaco publicamente que o 26 BPMI está alinhado com as normas da instituição no que tange a gestão dos programas de policiamento. Na cidade de Mogi Guaçu temos a sede do Batalhão PM e da 1ª Companhia PM (com a sede do programa de policiamento de Força Tática, a qual abriga o efetivo das equipes que atuam nesta Urbe e nas demais cidades que compõem o batalhão), com exceção de Mogi Mirim que possui um Grupamento. Não há intenção nenhuma em transferir a sede do indigitado programa para outra cidade por questão de gestão operacional (população, demanda operacional, etc).
Mudando de assunto, gostaria de divulgar que os números relativos aos índices criminais do Carnaval 2018 na nossa região, em comparação com o mesmo período do ano de 2017, foram menores em alguns delitos, como por exemplo, o furto de celular (-20%), roubo de celular (-75%) e furto em geral (-53%). Com relação às Operações Direção Segura, 12 condutores foram autuados por infringirem o artigo 165 do CTB.
Polícia Militar, você pode confiar!

 

Denilson Natal Colombo Ten Cel PM Colombo, Cmt do 26º BPM/I, Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e de Ordem Pública

Previous post

Torta de Cachorro Quente

Next post

Bodas de Prata