Home»Artigos»Artigo: Otília, exemplo de política!

Artigo: Otília, exemplo de política!

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Eu não poderia deixar de registrar o falecimento, ocorrido no último dia 14, de minha grande amiga Otília Papa, uma das mais importantes e influentes políticas de nossa cidade e região. E falo de cátedra, pois convivi com ela durante muitos anos e, de maneira mais próxima, no período em que a população guaçuana me honrou com o cargo de prefeito municipal. Ela ocupou o cargo de Chefe de Gabinete de meu governo e, com sua capacidade de articulação e trânsito livre entre os diversos partidos políticos, auxiliou para que conquistássemos importantes obras e serviços ao povo de Mogi Guaçu.

Conheci a Otília na campanha eleitoral do Daniel Rossi, quando fui candidato a vice-prefeito, ocasião em que constatei seu grande amor à cidade, além de seus conhecimentos de administração pública e dos meandros burocráticos seja da política local, como estadual e federal. Eleito prefeito da cidade, eu não poderia prescindir de sua bagagem política e a convidei a participar do governo. Minha aposta deu certo. Otília desempenhou suas funções de maneira elogiável, mantendo contatos de alto nível, privilegiando sempre os interesses de Mogi Guaçu.

Um dia, chamei a Otília ao meu gabinete e apresentei a ela dois projetos de grande importância para a cidade: a obtenção da construção, junto do governo do Estado, de duas escolas, e a sonhada implantação do Poupatempo. Ela aceitou a missão e se debruçou incansavelmente na tarefa, até termos a certeza da conquista dessas importantes obras – as escolas – e o Poupatempo, uma central de serviços concebida com modernidade tecnológica, capaz de imprimir agilidade na obtenção de serviços públicos. Esta foi uma grande conquista de nossa administração, e parte dela a cidade deve à Otília Papa.

Uma das virtudes dessa grande guaçuana era a sua fidelidade. Tinha livre acesso às diversas correntes políticas da cidade e era respeitada por todos. Tanto assim que prestou serviços a diversos prefeitos e outros políticos de Mogi Guaçu e região, sem que houvesse qualquer registro de alguma mácula, pois trazia em seu ser os princípios de probidade, moralidade, independência e, principalmente, fidelidade.

Otília partiu e sua ausência já é sentida nos meios políticos de Mogi Guaçu. Poderia ficar mais tempo conosco, fazendo e nos ensinando a boa prática política, desenvolvida através de um diálogo franco e honesto, sempre colocando em primeiro plano os interesses do povo da terra que ela tanto amava. Mas, temos que nos curvar à vontade divina e pedir ao Todo Poderoso que dê a ela uma vida de paz. Ela merece.

 

 

Paulo Eduardo de Barros, Dr. Paulinho é médico pediatra a ex-prefeito de Mogi Guaçu

Post anterior

Após ameaças de alunos, segurança nas escolas será reforçada

Próximo post

Diretores estaduais da região são orientados pela PM