Home»Artigos»Como construir uma carreira de sucesso?

Como construir uma carreira de sucesso?

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Artigo

Nos dias atuais, a gestão de carreira tornou-se item obrigatório para se alcançar o tão esperado sucesso pessoal e profissional. Mas para isso é preciso seguir algumas premissas essenciais, como o autoconhecimento, o equilíbrio da autoestima, o treino das habilidades de organização e planejamento, além de escolhas assertivas.

A busca doautoconhecimento deve ser um exercício constante, dedicado a entender nossas atitudes e comportamentos, a refletir sobre nossos gostos, desejos e sonhos.

Oequilíbrio da autoestima está ligado diretamente ao autoconhecimento, pois permite perceberquandoalgo não está funcionando bem e quando é preciso agir, pois a tendência de ocorrer a baixa da autoestima é real.

Com a autoestima equilibrada fica fácil organizar e planejar nossas metas paraatingir sucesso na profissão e na vida pessoal. Isso exige comprometimento, dedicação e frequentemente assertividade nas escolhas, saber de suas potencialidades e ter consciência de suas limitações, pois não é de tudo que damos conta ou que gostamos de fazer.

A escolha da carreira está intimamente ligada às habilidades e potencialidades que cada um possui itens que favorecem o desempenho naprofissãoe, consequentemente, trazem satisfação pessoal.

Por isso, muitas vezes o auxílio de profissionais capacitados pode ser um excelente diferencial, treinando atitudes assertivas que facilitarão as etapas a serem trilhadas em busca do sucesso.

Alguns hábitos tornam-se facilitadores nesse processo, como a leitura de livros e artigos que tragam informações atualizadas de assuntos que envolvam a profissão. A troca de experiências também é algo que poderá acrescentar muito em sua carreira, facilitando o desenvolvimento de suas competências.

Mas o grande diferencial é se obter de forma integrada osucesso profissional e o pessoal, construindo pouco a pouco todas as etapas necessárias para conquistar seussonhos com excelência, por meio de habilidades e potencialidades adquiridas com exercício do autoconhecimento, escolhas assertivas e equilíbrio da autoestima.

 

Miriam Zambelan é docente da área de Gestão e Negócios do Senac Mogi Guaçu

Post anterior

MULTI, 26 de setembro de 2015

Próximo post

Conta Tudo da edição de sábado, 26 de setembro