Home»Artigos»Artigo: Bolsonaro e Trump

Artigo: Bolsonaro e Trump

0
Shares
Pinterest WhatsApp

Depois de eleito, Bolsonaro esteve nos Estados Unidos, com o filho, Carlos. Foram recebidos por Trump. Na época, ele elogiou o presidente americano. Para Bolsonaro era Deus no Céu e Trump na terra! Essa visão hoje se modificou: Tramp taxou o aço brasileiro, prejudicando nosso País. Bolsonaro então o criticou!

Fernando Gabeira, em artigo publicado no ESTADÃO (“Um ano pela extrema direita”), escreveu: “Bolsonaro começou amando Trump (sic). Reaproximou o Brasil do EUA e sempre esperou muito desse romance. Ao não ser indicado para o OCDE pelos EUA, houve um certo desencanto. Mas a verdade é que o próprio governo brasileiro superestimou a promessa. Não era imediata: a Argentina estava na frente. (…) Outro grande desencanto veio com o anúncio de Trump de taxar o aço e o alumínio do Brasil. A decisão econômica não é das mais interessantes para os americanos, apesar de seu pequeno valor eleitoral. Mas não foi tanto pela economia que Trump desencantou os admiradores locais, ele acusou, injustamente (sic), o Brasil de manipular o câmbio, e nem se deu ao trabalho de ligar antes para Bolsonaro”

Gabeira também faz uma análise do governo (“Um ano pela extrema direita”): “O ano acaba, outro começa. Visto de fora, o governo Bolsonaro não tem mistérios: é tosco e despreparado para a complexidade do País e do mundo”.

Trump foi ingrato depois que Bolsonaro o endeusou. José Simão opinou: “Trump vai taxar aço brasileiro e Bolsonaro continuará a levar ferro (sic) dos EUA”. Sem comentário…

 

Jasson de Oliveira Andrade é jornalista em Mogi Guaçu

Previous post

Vítima transferiu R$ 40 mil que tinha ganho em causa trabalhista

Next post

Aprovação de projeto causa discussão e pedido de mudança