Home»Caderno C»Artes sacra e religiosa inspiram exposição

Artes sacra e religiosa inspiram exposição

Há ainda um espaço especial para esculturas de Nossa Senhora Aparecida.

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Quem for ao Centro Cultural pode conferir a exposição “Artes Sacra e Religiosa” que reúne telas e esculturas. Os trabalhos são resultado das oficinas da Emia (Escola Municipal de Iniciação Artística) desenvolvidas pelas professoras Jussara Zanco, Marcia Olympio, Rita Machado e Vera Lúcia Montanheiro. A mostra se estende até o final deste mês.

Nas telas há imagens de São Francisco de Assis, Santa Clara, São José, Jesus, Nossa Senhora de Salete, Santa Rita de Cássia, Santa Catarina de Sena e Santa Terezinha do Menino Jesus. Nas esculturas, São Francisco de Assis é um dos mais presentes.

Há ainda um espaço especial para esculturas de Nossa Senhora Aparecida. Afinal, nesta quinta-feira (12), comemora-se o jubileu de 300 anos do encontro da imagem da santa nas águas do rio Paraíba do Sul.

exposicao arte sagrasApesar de remeterem ao mesmo tema, as imagens mostram muito a criatividade de cada aluna. Umas optaram por adornar as esculturas com pérolas e pedras. Outras colocaram até um manto. Na parede sobre as esculturas, há uma tela que remete ao nicho que a imagem da Padroeira ocupa na Basílica, em Aparecida (SP).

A exposição traz ainda um relato sobre cada um dos santos retratados, além de explicação sobre a diferença entre arte sacra e religiosa. Em resumo, ambas possuem temática religiosa, no entanto, diferem quanto ao destino: a arte sacra é feita exclusivamente para ser apreciada nos cultos ou rituais religiosos, ou seja, está relacionada com os locais em que eles ocorrem. Assim, a arte sacra surge da arte religiosa e, portanto, toda arte sacra é religiosa, porém nem toda arte religiosa é considerada sacra.

exposicao arte sagrasexposicao arte sagrasexposicao arte sagras

Post anterior

Que tal um cinema no feriadão prolongado?

Próximo post

Judô: equipe de Mogi Guaçu é 5ª colocada em Jundiaí