Home»Destaque na Home»Após notificação, animais são retirados de área do shopping

Após notificação, animais são retirados de área do shopping

A Prefeitura notificou o Buriti Shopping para que fizesse a retirada dos animais da área de sua propriedade

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Quem passa pela Avenida Brasil com certeza já reparou que um terreno ao lado do Buriti Shopping abriga vários cavalos, bois e vacas. No entanto, o que é desconhecido por muitas pessoas é o fato de os animais estarem sendo mantidos no local de forma irregular.

Isso porque, de acordo com o artigo 340 da Lei 1037 de 26 de Dezembro de 1973 do Código de Postura do Município, é expressamente vedada a criação no perímetro urbano da cidade de bovinos, caprinos e ovinos.

A situação irregular dos animais na área verde vem sendo discutida na cidade por autoridades e pela população que usa as redes sociais para se manifestar e questionar o Poder Público desde o último dia 13, quando uma novilha que vivia no terreno precisou ser sacrificada após ter sido encontrada em estado de total abandono.

A grande questão que se levantou após o crime de maus-tratos, que foi registrado na Polícia Civil, é: quem é o dono do terreno e quem o autorizou manter os animais no espaço?

area shopping animais.jpgA Gazeta fez os questionamentos à Prefeitura e, segundo a assessoria de imprensa, fiscais da Saama (Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente) e da SSM (Secretaria de Serviços Municipais) informaram que o terreno pertence ao Buriti Shopping e que na última segunda-feira (21), o empreendimento foi notificado oficialmente para se manifestar sobre a situação dos animais, podendo removê-los da área ou justificando a permanência deles no terreno. A assessoria ainda confirmou que não existe autorização para os animais serem mantidos naquela área.

O vereador Luiz Carlos Nogueira, o Carlos Kapa (PSD), e fundador da Kapa Kamael- Associação Protetora de Animais, também está cobrando do shopping uma posição com relação ao caso, tanto que protocolou um pedido para que providências sejam tomadas em respeito aos animais que se encontram no terreno. “Eu fiz um ofício para ser encaminhado ao Buriti Shopping, dono da área verde. Tem que tirar os animais de lá, eles tem água, mas fica muito longe”.

O vereador informou que não tem informações confirmadas, mas que uma terceira pessoa estaria de forma irregular alugando o espaço para os donos desses animais. “São de vários tutores. Têm uns que tem dois, três, outros quatro. Eles alugam o lugar, colocam os animais lá para pastar e abandonam?”, indagou.

Indignado, Carlos Kapa lembrou que foi preciso a novilha morrer para que alguma providência fosse tomada. “Foi preciso chegar a esse ponto. É lamentável, a Kapa recebia denúncias, mas até então estava aparentemente tudo bem. Por isso, eu peço que a população continue a fazer denúncias, os animais não falam e precisamos falar por eles”.

maus tratos

Sem resposta

A Gazeta entrou em contato com o Buriti Shopping para saber de quem são os animais que ficam em seu terreno e se o empreendimento tem ciência da irregularidade. A comunicação do Buriti informou que a direção não iria se manifestar a respeito do caso. No entanto, a reportagem constatou que, na quinta-feira (24), a maioria dos animais foi retirada da área, sendo que um touro e um cavalo ainda permaneciam no local. Já na sexta-feira (25), nenhum animal estava mais na área.

Maus-tratos

 

Na tarde do último dia 13, uma novilha da raça Girolando teve que ser sacrificada após ter sido encontrada em estado de total abandono no terreno do Buriti Shopping. Um veterinário e a Kapa – Kamael Associação Protetora dos Animais- estiveram no local e constataram os maus-tratos.O animal estava muito debilitado e sem chances de sobreviver. Por essa razão, o dono da novilha autorizou a eutanásia e arcou com os custos do veterinário.

O caso foi registrado como maus-tratos contra animais e tanto o proprietário quanto as testemunhas vão prestar novos depoimentos na Justiça. 

 

Post anterior

Urubulls/Rio Claro massacra Rabbits Basketball

Próximo post

Vizinhos reclamam de mato alto em escola estadual