Home»Cidade»10 mil famílias guaçuanas receberão kits

10 mil famílias guaçuanas receberão kits

Entrega será realizada pela agência dos Correios e contempla os beneficiários dos programas sociais

1
Compartilhamentos
Pinterest Google+

No dia 29 de novembro, o sinal analógico de Mogi Guaçu será desligado. Portanto, quem não tem aparelho de TV digital terá de instalar os conversores. Às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal há entrega gratuita de kits. Por aqui, a entrega é prevista para o início de agosto e será feita pela agência central dos Correios.

Para saber se está tem direito ao kit gratuito, o beneficiário deve ligar para a central telefônica gratuita 147 ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit com o NIS (Número de Identificação Social) ou o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) em mãos. Todo o procedimento é realizado pela empresa Seja Digital.

Em todo o Brasil mais de 500 mil famílias que fazem parte de programas sociais do Governo Federal e, portanto, têm direito ao kit. Na região de Mogi Guaçu serão mais de 10 mil. A Seja Digital vai iniciar a distribuição de kits nesta região em agosto. De acordo com a empresa, a família poderá escolher o local de retirada no momento do agendamento. No entanto, a Gazeta apurou que este será um trabalho exclusivo da agência central dos Correios, porém com dias e horários a serem definidos.

Os kits gratuitos são compostos por uma antena UHF e um conversor com controle remoto. A Seja Digital envia cartas a todos os beneficiários informando que o agendamento já pode ser feito. Se a distribuição já tiver começado em sua região e seu nome estiver na lista, pode fazer o agendamento na hora.

 

MUDANÇAS

Até dezembro de 2018, mais de 1.300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida por todo o país. O 4G é uma das tecnologias para telefonia móvel mais avançadas e permite que dispositivos como celular, smartphone, laptops e tablets acessem a internet com velocidades mais rápidas. E a cobertura do sinal 4G em ambientes fechados é muito melhor, quando usada a faixa de 700 MHz.

A expansão do 4G em 700 MHz vai favorecer todo mundo, seja o cidadão que usa seu smartphone para se divertir com vídeos, músicas e redes sociais, ou para os estudantes, empresários e empreendedores que precisam acessar a internet de qualquer lugar com rapidez e qualidade.

kit conversor digital gratis correios

O QUE FAZER?

Dúvidas sobre os aparelhos antigos

 

Preciso comprar uma televisão nova?

Todos os televisores podem ser utilizados para assistir os canais abertos transmitidos pelo sinal digital. Porém, seu televisor pode precisar de adaptações. Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

 

Preciso de um conversor para cada televisor?

Sim. Cada televisor precisa de um conversor externo, desde que não tenha o conversor embutido. Se o aparelho for uma televisão de tubo, será necessário instalar um conversor de sinal. Se o televisor for de tela fina e não tiver o conversor embutido, também precisará de um conversor de sinal. Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.

 

Posso usar qualquer tipo de antena para captar o sinal digital?

Não. A antena deve ser UHF e, de preferência, externa, instalada no telhado de casa.

 

Posso usar o conversor com uma TV que já vem com um conversor embutido?

Não há necessidade, pois o aparelho com conversor embutido só precisa estar conectados a uma antena UHF para encontrar os canais transmitidos pelo sinal digital. Para saber quais canais abertos já transmitem a programação pelo sinal digital em sua região, acesse o site dtv.org.br.

 

Fonte: Seja Digital

 

Post anterior

Cascalho é solução para melhor condições de via

Próximo post

Resultado do concurso será divulgado no dia 5