Home»Cidade»Vacinação é prorrogada e inclui pessoas de 55 a 59 anos

Vacinação é prorrogada e inclui pessoas de 55 a 59 anos

2
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Mais uma vez, a Campanha de Vacinação Contra Gripe Influenza foi prorrogada e desta vez incluindo pessoas de 55 a 59 anos de idade. A vacina estará disponível até a próxima sexta-feira (23). A decisão foi comunicada à VE (Vigilância Epidemiológica) local pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) XXVI, de São João da Boa Vista.

Apesar da nova prorrogação, a enfermeira da VE, Rosa Maria Pinto, frisa que a campanha continua restrita aos grupos prioritários e às inclusões anteriores. Ou seja, não há orientação de abrir a vacinação para a população em geral neste momento. No entanto, a enfermeira disse que existe procura por parte daqueles que não estão nos grupos listados pelo Governo.

A justificativa da inclusão de pessoas de 55 a 59 anos é de que se trata de pessoas que também têm maior risco de evoluírem para complicações decorrentes da gripe, como pneumonia. A Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu segue decisão da Secretaria Estadual da Saúde de imunizar somente grupos de risco e os incluídos depois do início da campanha. O motivo é que não há doses suficientes para vacinar toda a população, como anunciou o Ministério da Saúde no dia 2 deste mês.

A informação é de que a VE tem 700 doses em estoque. O restante abastece as 24 unidades de saúde, onde a vacinação é feita de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30.  O percentual atingido até o último relatório da cobertura vacinal, datado do dia 8, foi de 70,24% dos grupos prioritários, o que corresponde a 29.487 pessoas, de uma população-alvo de 29.486.

Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, as doses protegem a população contra os vírus A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane. A vacina foi produzida pelo Instituto Butantan, órgão ligado à pasta, através de um processo de transferência de tecnologia. (CHSM com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura)

Post anterior

Casa perto de escola escondia droga

Próximo post

Como desenvolver o paladar desde a infância