Home»Destaque na Home»Termina nesta terça o prazo para regularizar títulos eleitorais

Termina nesta terça o prazo para regularizar títulos eleitorais

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Nesta terça-feira (2), termina o prazo para o eleitor que não votou nem justificou nas três últimas eleições quitar suas pendências em qualquer cartório eleitoral do país. De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Mogi Guaçu, Hugo Ornelas, o eleitor que comparecer ainda nesta terça-feira ao cartório ainda terá chances de justificar sua ausência nas urnas. “Depois dessa data, não terá mais jeito. O eleitor terá de pagar a multa para, então, ter o título eleitoral regularizado”, explicou.

O valor da multa é de R$ 3,51 por turno de eleição. O cartório eleitoral apenas irá gerir o boleto para o pagamento nas casas lotéricas. Com a guia de pagamento em mãos, o eleitor faz a quitação do débito e retorna ao cartório eleitoral com o comprovante de pagamento. Após essa etapa, a regularização do título é automática. “No cartório eleitoral é obrigatória a presença do eleitor dono do título eleitoral. Não pode ser uma terceira pessoa, com exceção de quem tiver procuração”, avisou Hugo.

Hugo Cartório Eleitoral

O chefe do cartório eleitoral ainda ressalta que, a partir de agora, o cancelamento do título eleitoral também afeta o CPF do eleitor tornando o documento irregular. Ou seja, o eleitor não poderá abrir conta bancária, por exemplo, ou fazer qualquer trâmite que exija o número do CPF. “Vai constar que este eleitor não tem quitação eleitoral, porque não votou nas eleições passadas. Por isso, é preciso ficar atento e sanar qualquer pendência que o eleitor tiver com a Justiça Eleitoral”, reforçou.

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

Cartório Eleitoral

O atendimento no cartório eleitoral, nesta terça-feira (2), será a partir das 12 horas até às 18 horas. O eleitor precisa levar o título eleitoral ou qualquer outro documento pessoal que tenha foto. “Estamos aguardando um movimento maior porque a maioria das pessoas deixa para a última hora. Será preciso ter paciência porque estamos prevendo que haverá fila até o fim da tarde desta terça-feira”, disse Hugo.

O cartório eleitoral de Mogi Guaçu fica na Avenida Jhonn Kennedy, nº 311, Jardim Centenário. O telefone para mais informações é 3841-7295.

Post anterior

Nico Lanzi: 600 metros da via receberão melhorias

Próximo post

Renovias registra movimento de 90 mil veículos no feriado prolongado