Home»Caderno Multi»Tai Chi Chuan: Leveza, calma e equilíbrio

Tai Chi Chuan: Leveza, calma e equilíbrio

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Você já pensou em buscar o equilíbrio entre a mente e o corpo aliando a respiração? Certamente, sim. Em dias de agitação, vários compromissos, corrida contra o tempo e stress diários, ter um tempo exclusivo para perceber seu corpo, respirar calmamente e deixar a mente fluir é quase um luxo. Mas para quem acredita que esse tripé mente-corpo-respiração é difícil de ser alcançado e demanda muitas estratégias, está enganado. O Tai Chi Chuan comprova que mudar o estilo de vida está ao alcance de todos e pode trazer benefícios físicos e emocionais. Com seus gestos lentos, o Tai Chi Chuan, também considerada uma arte marcial chinesa, é cada vez mais praticada no mundo por causa de suas qualidades terapêuticas, sobretudo para a Terceira Idade.

De todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é a mais suave e fácil de ser aprendida. Seu poder de restabelecer equilíbrio é explicado, pois a prática pode baixar a pressão sanguínea, estimular a circulação e fortalecer o sistema imunológico. Além dos benefícios físicos, a modalidade é recomendada para aqueles que precisam desestressar, relaxar e conhecer melhor o seu corpo.

Tai Chi Chuan - Dia Mundial 1Os exercícios são feitos por meio de movimentos simples, suaves e fáceis de serem aprendidos. Habilidades especiais? Não precisa. O Tai Chi Chuan pode ser executado em qualquer lugar, sozinho ou em grupo. É preciso apenas disposição, persistência e bons instrutores.

SEM LUTA
Efeitos terapêuticos são principais atrativos

Dores na coluna, problemas de ligamento nos joelhos, falta de equilíbrio, são alguns dos problemas que podem ser amenizados com a prática do Tai Chi Chuan. O Mestre Marcos Braga explica que o segredo desta arte marcial é a coordenação dos movimentos com a respiração. “Respiramos num ritmo e os movimentos devem ser feitos neste mesmo ritmo. O importante é o grau de dificuldade, porque são os movimentos que vão trazer, por exemplo, a habilidade no reflexo que impacta no dia a dia, inclusive, auxiliando no equilíbrio emocional”, explicou.

O Tai Chi Chuan tem dois segmentos: terapêutico e esportivo, neste segundo incluem-se as lutas e a prática de defesa pessoal, mas também existem somente as demonstrações de movimentos. “Mas temos de ressaltar que, atualmente, o Tai Chi Chuan vem atraindo mais pelo aspecto terapêutico. “As melhorias alcançadas pelos praticantes dessa arte são visíveis e perceptíveis. É uma arte que alia movimentos, giros e alongamentos, coordenando respiração e concentração. Aumenta a oxigenação motora, equilíbrio e coordenação motora. Tanto é que as pessoas da Terceira Idade são as que mais buscam pelo Tai Chi Chuan”, observou Marcos.

Tai Chi - Mundial 2 Box

No entanto, ele atenta para algumas diferenciações. Por exemplo, no caso dos idosos é preciso perceber que o convívio com outras pessoas de maneira permanente já traz uma melhora significativa e imediata para eles. “Muitos idosos estão acostumados a viver sozinhos ou apenas com seu parceiro. A partir do momento, que eles começam a se relacionar com mais pessoas num convívio como no Tai Chi Chuan, os benefícios são imediatos. Logo na segunda aula, já percebemos as mudanças no comportamento”, pontuo o Mestre da modalidade.

A partir daí, as demais vantagens trazidas pelo Tai Chi Chuan somente tendem a ampliar os benefícios e melhorias emocionais, psíquicas e físicas em seus praticantes. “Em aproximadamente dois meses de treinos consecutivos, os praticantes já sentem resultados maiores”, indicou Marcos Braga.

Tai Chi Chuan - Lanças 2

SAÚDE E ESPORTE
Tai Chi Chuan tem Dia Mundial

Tai Chi Chuan - Mundial 1 Neste sábado (29), é o Dia Mundial do Tai Chi Chuan. As comemorações fazem parte do calendário oficial da OMS (Organização Mundial da Saúde) fazendo parte do projeto “Movimento para a Saúde” realizado pela OMS das Nações Unidas. A data mundial é comemorada no último sábado do mês de abril e tem três fundamentos:

  • Divulgar os benefícios do Tai Chi CHuan para a saúde;
  • Divulgar a crescente adoção das práticas corporais da Medicina Tradiconal Chinesa em áreas diversas, como o ambiente empresarial, educação e reabilitações de usuários de drogas;
  • Oferece ruma visão global de cooperação para a saúde e cura que ultrapasse as fronteiras geopolíticas.

O Dia Mundial do Tai Chi Chuan é comemorado em mais de 80 países em todos os continentes. A ideia é promover um encontro público, aberto e gratuito para a prática do Tai Chi Chuan para pessoas que não conhecem a atividade ter a oportunidade de praticá-la numa aula experimental a fim de conhecer os exercícios.

De acordo com Mestre Marcos Braga, este ano será a primeira vez que Mogi Guaçu irá participar das comemorações do Dia Mundial do Tai Chi Chuan. “Neste sábado (29), teremos uma aula aberta e gratuita para todos os interessados em conhecer a modalidade e até mesmo para quem já pratica o Tai Chi Chuan. Todas as idades podem participar desse encontro”, frisou Marcos, ressaltando que a aula será dada a partir das 9h30, na sede do Instituto Alquimia, e terá duração de uma hora e meia. “Essa pratica começou em Belo Horizonte (MG) e hoje temos até um núcleo de pesquisas e estudos do Tai Chi Chuan que funciona em Campinas, na Unicamp. Também temos os movimentos que envolvem lanças, espadas e leques mais voltados para as lutas e defesa pessoal”, pontuou o Mestre. (MDT com informações do site oficial de Tai Chi Chuan).

ORIGEM

Tai Chi - Lanças - Mundial 2O termo Tai Chi Chuan pode ser traduzido como “técnica de combate à mão da suprema cumeeira” ou “boxe da suprema cumeeira”.

Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”; Chi significa, literalmente, a parte mais alta do telhado – “cumeeira” e Chuan significa punho, simbolizando “soco”, “luta à mãos livres” (desarmadas).

O Tai Chi Chuan foi criado sob influências das práticas Taoístas de circulação de energia, que visavam aumentar a vitalidade e melhorar a circulação da energia, fundamentado sobre a observância das leis naturais do Yin e Yang.

Contudo, o Tai Chi Chuan nasceu como uma arte marcial refinada que seria ensinada dentro da própria família do seu fundador. De fato, o Tai Chi Chuan é a única arte marcial que foi criada para preservar a saúde do praticante.

Post anterior

ROMU apreende mais 193 pinos com cocaína

Próximo post

Protestos terminaram ao meio-dia no Ingás