Home»Cidade»Menos de 600 professores vão às urnas

Menos de 600 professores vão às urnas

Apuração de votos para diretoria estadual já começou, mas término é aguardado para o domingo (28)

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Foi pequena a participação de professores da região à eleição para escolha da diretoria estadual e do conselho regional da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo). Dos 1.507 associados, menos da metade compareceu às urnas, segundo levantamento da subsede da Apeoesp em Mogi Mirim. Foram 588 votos para diretoria estadual e outros 599 para o conselho regional estadual.  

As urnas com os votos para a diretoria estadual já foram levadas para a sede da Apeoesp, em São Paulo, e a apuração foi iniciada ainda na manhã de sexta-feira (26), mas a conclusão da apuração é estimada para domingo (28). Os votos do conselho regional serão apurados hoje (27), na sede regional da Apeoesp, em Mogi Mirim.

O diretor estadual da Apeoesp, Ricardo Augusto Botaro, traçou um comparativo com a eleição passada, ocorrida em 2014, quando a subsede somava 1.900 associados e cerca de 800 foram às urnas. Atualmente, segundo ele, são 1.507 associados e menos de 600 votaram.

apeosp votacaoA redução dos associados é atribuída a vários fatores, entre os quais, desemprego, crise econômica, maior número de professores aposentados e a existência daqueles que estão temporariamente na função. “Quem é professor temporário não se filia, a maioria dos aposentados não vota e tem ainda uma parcela grande que participa da luta da classe, mas sem se filiar”, pontua lembrando que para votar tem que ser associado.

Por conta destes detalhes, Ricardo avalia que foi uma eleição diferenciada, difícil e corrida. Para a votação havia quatro urnas fixas: subsede da Apeoesp (Mogi Mirim), “Elvira Santos” (Itapira), “José Amaro Rodrigues” (Arthur Nogueira) e “Luiz Martini” (Mogi Guaçu). Outras 15 urnas volantes percorreram as setes cidades abrangidas pela base: Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Artur Nogueira e Santo Antônio de Posse.

Três chapas disputam a diretoria, sendo elas encabeçadas por Maria Isabel Azevedo Noronha, a Bebel, Antonio Carlos Silva e Moacyr Américo.

Post anterior

Mãe dá remédio controlado para bebê

Próximo post

Espaço Luzeart: novo espaço de arte e cultura